quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Insone



INSONE
Novo espetáculo do Grupo Z de Teatro
29/09 a 21/10 – quintas (21h) e sextas (19:30h e 21h) – Casa nº 16


Quando o Insone começou a ser pensado, já há algum tempo, estávamos reunidos perguntando-nos qual seria o próximo passo do Grupo Z. Achávamos importante uma nova montagem nessa linguagem que investiga dança e teatro, como continuidade do nosso processo. Então, na verdade, essa história da linguagem veio, no caso deste espetáculo, antes do tema.

A insônia fala de nós. Na época, estávamos - ainda estamos - tão abarrotados de trabalho que o tempo do sono era pouco. Decidimos falar da insônia, do não dormir, do sono desejado, dos sonhos, do sonho de dormir. Os estados corporais decorrentes do sono, da falta dele, etc, etc, etc.
Então, o Insone nasceu da nossa insônia. Mas não se resume a ela, porque nossa insônia não é apenas a nossa, é a insônia do nosso tempo.

Não é novidade para nenhum de nós que o mundo é cada vez mais rápido. Produzir, consumir, entreter-se, divertir-se, conectar-se, informar-se, ser feliz. Tudo isso se tornou obrigatório. Mas não basta apenas cumprir tais obrigações - é preciso fazê-lo em quantidade e ritmo vertiginosos.
Numa lógica que se baseia no acúmulo, qual o lugar do sono de todos os dias, que não está ligado ao consumo e à produção? Qual o tempo do repouso, que é antagônico à velocidade? E mais: de que forma conseguimos ocupar o tempo e o espaço dedicados a eles, com corpos que, muitas vezes, mantêm o ritmo frenético mesmo quando chega a hora de parar?

Se todo trabalho artístico é, em alguma medida, autobiográfico - porque sempre diz algo de quem o criou -, ele ganha mesmo sentido quando extrapola a autorreferência e fala também do outro a quem se destina. Insone nasceu da insônia de quem o fez. Mas fala da insônia de todos nós. Mesmo da de quem dorme. Que consigamos todos ter boas noites.


Ficha Técnica
Dramaturgia                   Fernando Marques
Direção                          Fernando Marques e Carla van den  Bergen
Direção de produção       Carla van den Bergen
Figurinos e cenário         Francina Flores
Iluminação                     Carla van den Bergen

Elenco
Alexsandra Bertoli • Daniel Boone • Ivna Messina • Luciano Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário