segunda-feira, 3 de outubro de 2011

1° Bicicletada Vila Velha

1° Bicicletada Vila Velha

Com pouca divulgação e muita vontade, começou a bicicletada Vila Velha. Primeiro dando um trato nos “Camelinhos” pela parte da tarde. Deixando-os mais seguros, sinalizados e melhorando o seu rendimento. Ficou marcado para às 19 hrs um encontro na Pracinha de Vila Velha. O percurso seria decidido de acordo com número de pessoas. Muitas pessoas - fariamos uma “tour” por Vila Velha e esperariamos o pessoal de Vitória próximo a terceira ponte para atravessá-la de bicicleta. Poucas pessoas - encontrar as pessoas da outra bicicletada no centro de Vitória, pelas 5 pontes e voltar com eles para dar volume e atravessar a terceira ponte. Vimos como o desafio ainda é grande para movimentar um pouco esta pacata cidade. O total de pessoas neste primeiro passeio foi o impressionante número de três pessoas. Claro que não esquecendo que em Vila Velha, muitas pessoas usam bicicletas diariamente como meio de transporte.

No dia mundial sem carro, parece que poucas pessoas lembraram do que se trata este dia. Acho que ficamos devendo um material panfletario, explicativo. Mas como foi o primeiro movimento nas terras dos “canelas verdes” arrumamos uma desculpa para nós mesmos, muita correria e meio desorganizados. Dá próxima vez não vai faltar. É só o começo. E realmente pouco se fez para que este dia fosse lembrado. Digo, dentro das mídias corporativas que atingem milhões de pessoas. Não vou aqui justificar o porquê, se não eu escreveria um livro. E isso não seria muita novidade. Uma boa literatura que vai deixar claro algumas questões, intenções e mostrar muitas incoerências é http://brasil.indymedia.org/media/2008/04//417244.pdf .

Muitos vão tentar justificar o uso do carro. Como já ouvi por aí das pessoas falando sobre segurança, coletivos lotados, etc, etc. Para mim é uma tentativa de justificar o injustificavel. Para quem não sabe nadar ou andar de bicicleta, aprenda logo, pois isso é essencial para sobrevivência e você provávelmente foi ou é muito mimado, deve ter muitas alergias. Deixe a preguiça, o cosumismo exacerbado, a comodidade e lute por um mundo mais livre, melhor e saudável. Resumindo andar de bicicleta, correr, nadar , se mover com as próprias pernas é ótimo e maravilhoso.

Por Raphael Araújo








Imagens em cima da ponte Alê Bertoli e câmera da terceira ponte

Um comentário:

  1. A PM apareceu para ajudar?

    Recebi uma alerta a respeito do site http://imagesvisions.blogspot.com/ que teria um software malicioso, não sei se é verdade mas cuidado!

    Parabéns pela postagem! A grande Vitória precisa de mais relatos para promover a bicicleta como meio de transporte.

    Emmanuel M. Favre-Nicolin
    Blog Vitória Sustentável
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/

    ResponderExcluir